A Cirurgia de Mamoplastia de Aumento via Axilar

Algumas ações e cuidados prévios são fundamentais antes da cirurgia de implante de prótese de silicone! Por isso, antes de falar sobre a cirurgia, é importante destacar alguns cuidados a serem tomados previamente à cirurgia.

Cuidados Pré-Operatórios:

Entre essas recomendações, podemos citar:

  • Comparecer no dia da cirurgia munido de documento de identidade na recepção cirúrgica do hospital no horário agendado.
  • Jejum iniciando 8h antes da cirurgia, incluindo líquidos.
  • Evitar o consumo de álcool 48h antes da cirurgia.
  • Evitar o uso de relógio, jóias ou objetos de valor. Retirar quaisquer objetos metálicos (piercings) ou informar sobre a presença dos mesmos.
  • Não aplicar cremes ou maquiagens nas áreas que serão operadas.
  • Evitar lentes de contato no dia da cirurgia.
  • Opte por roupas que fechem pela frente, pois poderão interferir nos curativos.
  • Recomenda-se que no dia da cirurgia, as unhas das mãos estejam ao natural, sem esmaltes, para que não interfiram no sensor de monitoramento.

Cumpridos esses e outros cuidados, está na hora de detalhar como será a cirurgia.

A Cirurgia

A cirurgia de prótese de mama pela via axilar tem seu início com as marcações no corpo da paciente. Após, é realizada a anestesia, através da administração de medicamentos que ofereçam um maior conforto para a paciente durante a cirurgia de aumento de mama.

Entre as opções temos a sedação intravenosa e anestesia geral. Depois da anestesia, é realizada a incisão na axila para criação do túnel de inserção e posicionamento da prótese, que fica entre 4 a 5 cm de comprimento na parte natural da pele dobra da axila para esconder as cicatrizes.

Imediatamente, é criado o túnel através de uma fina abertura, objetivando a preservação vascular, nervosa e linfática da axila. Após a criação do túnel axilar, chega-se à margem lateral do músculo peitoral, quando as fibras são divididas obliquamente a partir da linha axilar anterior em direção à junção do terço médio e inferior do esterno.

A porção composta pelo músculo e glándula é elevada para criar um bolso objetivando a cobertura de 20 a 30% do polo superior do implante. A porção caudal do músculo não é elevada, sendo o bolso inferior criado em um plano subfascial.

Criado o bolso para colocação do implante é realizada a inserção da prótese de silicone pela axila. Após, com os implantes na posição, o Dr. Rubem Lang avalia a simetria da mama e sua projeção. Logo a seguir, as incisões são fechadas com suturas, colas ou adesivos para fechar a pele.

Não há utilização de drenos durante o período imediatamente após a cirurgia. Apenas o curativo exerce a compressão necessária na incisão.

About the Author

Rubem Lang

Dr. Rubem Lang Stümpfle (CREMERS 18425) é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro titular pela Sociedade Brasileira de Laser em Medicina.

Agende sua Consulta

Para agendar sua consulta com o Dr. Rubem Lang, basta clicar no botão abaixo.

Quero Agendar